Fique por dentro

8 hábitos criativos e porque eles funcionam

A criatividade é uma competência cada vez mais exigida para lidar com os problemas que surgem no mundo atual.

MÉTODOS E FERRAMENTAS01/09/20205 minutos de leitura

Foi-se o tempo em que criatividade era um elemento associado apenas às profissões ligadas às artes e à publicidade. Não importa qual área você faça parte, a criatividade é uma competência cada vez mais exigida para lidar com os problemas que surgem no mundo atual. Ela é, como já dissemos aqui, uma das habilidades dos profissionais do futuro, pois é preciso ser criativo e inovador para arranjar soluções para as constantes crises que assolam a economia e a sociedade como um todo.

E ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é algo que já nascemos com ela, e sim uma habilidade que pode ser adquirida e, mais do que isso, deve ser sempre exercitada, assim como exercitamos músculos ao ir à academia.

Por isso selecionamos 8 hábitos para te ajudar a despertar sua criatividade, junto com a explicação do por que eles funcionam.

A primeira regra para a criatividade funcionar é o não julgamento das ideias na hora em que você ou um time estiver buscando soluções para um problema. Quando você for participar de um brainstorming ou de um processo de geração de ideias, escreva o maior número de soluções possíveis, mesmo que elas não façam o menor sentido a princípio, e só depois parta para os próximos passos que são a incubação (quando nos distanciamos das ideias por um tempo) e a refinação.

Solitude é o estado de privacidade de uma pessoa, ao contrário do que muitos pensam não significa, propriamente, estado de solidão. “Para deixar a criatividade surgir, é preciso ter a capacidade de solitude construtiva”, disse o psicólogo existencial Rollo May no artigo 18 Habits Of Highly Creative People do HuffPost. “É difícil encontrar sua voz criativa interior se você não entrar em contato consigo mesmo e fazer uma reflexão”, diz o psicólogo.

Grande parte do trabalho de tirar ideais criativas do papel é correr riscos, porque criatividade é sair do senso comum, e para isso acontecer é preciso sair de nossa zona de conforto.

“Criatividade é o ato de fazer algo do nada. Isso requer tornar público pela primeira vez as ideias que estavam apenas na imaginação. Tempo desperdiçado, reputação manchada e gasto de dinheiro também são todos subprodutos da criatividade”, disse o escritor Steven Kloter, autor de “Abundância” e colunista da Forbes.

Ler os mesmos conteúdos, conversar e conviver com pessoas que compartilham da sua opinião irá apenas confirmar suas próprias ideias, ao invés de desafiar a sua mente. Para sair da sua zona de conforto, veja gêneros de filmes que você não costuma assistir, ouça outros tipos de música que você não gosta e converse com pessoas com opinião diferente da sua.

Mudar a mão que você costuma usar traz benefícios para o cérebro. Você pode começar com algo simples, como escovar os dentes com a outra mão. Esta troca que propomos pode parecer boba, mas você vai ver que essa atividade tem o poder de te tirar do piloto automático.

Os nervos que estão aprendendo a nova tarefa de escovar os dentes vão tentar se conectar com os nervos correspondentes do lado oposto em lugar de simplesmente ir direto para a mão, e assim constroem novas conexões com todo aquele nervo que lhe permita chegar mais rápido aquela informação.

Dessa forma as conexões, que podemos comparar como estradas de conhecimento, se ampliam entre os dois lados, e logo servem não apenas para escovar os dentes, mas também para coisas novas como lembrar de mais números de telefone, ter mais ideias e concentração.

Pegar um caminho mais longo vai te fazer levar um tempo a mais para chegar no trabalho, mas também te permitirá conhecer coisas e lugares que você não descobriria se deixasse o medo de tentar coisas novas te dominar.

Não importa se você sonhou que ganhou uma medalha nas Olimpíadas ou encontrou o parceiro dos seus sonhos, escreva. Pesquisadores afirmam que existe uma relação direta entre os sonhos noturnos e a criatividade. Em um estudo, metade dos participantes foram convidados a escrever seus sonhos todos os dias durante um mês, enquanto a outra metade não. Os participantes fizeram um teste de criatividade todos os dias. As pessoas que anotaram seus sonhos diariamente tiveram uma pontuação significativamente maior do que as que não anotaram. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jocb.168

O velho cliché de que nada se cria e tudo se copia nada mais diz sobre a necessidade de ter referências. Todos os grandes artistas, desde Leonardo da Vinci a Quentin Tarantino, costumam ter um grande repertorio de referências. Vá a exposições, ande pela cidade, leia livros, veja filmes, tudo é válido para criar seu mundo de inspiração.

Quer se aprofundar mais no tema?

Aqui vão nossas dicas:

Livros:

Criatividade S.A., de Ed Catmull

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon

De onde vêm as boas ideias, de Steve Johnson

Seis Chapéus do Pensamento, de Edward de Bono

TED: 

Como frustrações podem inspirar a criatividade

Será que as escolas matam a criatividade

De onde vêm as melhores ideias?

4 Lessions in creativity

Cursos: 

Curso online da Descola Desbloqueio Criativo

Curso Design Thinking Experience ou Design Thinking Specialisation na Echos

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

ECHOS